Bonecos em 3D

  1. Home
  2. »
  3. DICAS DE IMPRESSÃO
  4. »
  5. Bonecos em 3D
bonecos-em-3D

Bonecos em 3D de ação estão cada vez mais populares, e com isso a impressora 3D tem crescido rapidamente no ramo de produção de bonecos 3D. Vendidos como brinquedos, itens de coleção e até mesmo apenas para exposição. Esses bonecos se baseiam em filmes, séries e desenhos populares, trazendo diversão tanto para crianças como para adultos. 

E agora com a tecnologia 3D ficando cada vez mais acessível, pessoas tem investindo na compra de impressoras 3D tanto para criar seus próprios bonecos como para vendê-los na internet ou em lojas. Outra opção válida é a encomenda de bonecos em lojas especializadas em impressão 3D, como nós da 3Drio. Dessa forma os bonecos apresentam qualidade profissional e podem ser personalizáveis, além de terem os melhores preços e não ser preciso a compra da máquina. 

Talvez você ache interessante: Cientistas chineses criam orelhas com impressora 3D.

bonecos-em-3D

Aquisição de Modelos para Bonecos em 3D

Antes de fazer a impressão do boneco é preciso ter o modelo tridimensional deste, e hoje diversos sites apresentam modelos já prontos gratuitos e pagos, dependendo do tipo de boneco. Por isso, uma boa dica e pesquisar e ver se já existe um modelo pronto do boneco que se pretende imprimir ou fabricar. 

Alguns dos sites mais conhecidos com opções de repositórios grátis e pagos são o Thingiverse, MyMiniFactory, Yeggi, GrabCad, TurboSquid. Também existem lojas especializadas, como a Shapeways, que apresentam modelos de altíssima qualidade para download por um preço equivalente. Porém, não é possível alterar o modelo nem o personalizar. Mas é interessante para saber quais são as demandas e as procuras mais populares entre os bonecos 3D no momento. 

Outra possibilidade é contratar o serviço de modelagem 3D caso não existam os modelos de personagens compráveis. Sites como Etsy e o MyFaceonaFigure, apresentam modeladores e artistas que oferecem o trabalho de bonecos personalizados, porém o preço varia de acordo com a qualidade e experiencia do modelador. 

Além disso, caso a ideia seja criar personagens por si mesmo a dica é fazer um curso de modelagem 3D, porém entra em questão a disponibilidade e orçamento para saber qual a melhor opção. 

DIY: Digitalização 3D

Seguindo a lógica da impressora 3D, que só precisa de um modelo 3D compatível, qualquer modelo digitalizado tridimensionalmente poderia ser criado. Possibilitando a fabricação de qualquer coisa ou pessoa, tornando possível a impressão de miniaturas e figuras de pessoas reais. Para isso existem duas formas disponíveis atualmente:

  1. Utilizar um scanner 3D, que irá capturar a pessoas o objeto em diversos ângulos com projetores ou lasers e criar modelos detalhistas digitais. Contudo, seu preço é bem alto e pode se tornar fora do orçamento de muitos empreendedores. 
  2. A outra opção que se torna mais acessível é a fotogrametria, que consiste em tirar fotos em diversos ângulos inúmeras vezes. Ao juntar todas as fotos em um programa específico é possível criar um modelo 3D. Entretanto, é preciso tirar fotos de boa qualidade para conseguir melhor detalhamento e também um alto número de fotos, na casa das centenas, o que pode demandar bastante do programa. 

Apesar da ideia ser incrível, ela demanda bastante atenção para conseguir um resultado de sucesso, como por exemplo, edição do modelo para corrigir defeitos, e o modelo não será funcional ou articulado na maioria das vezes. 

Finalização do modelo

Definido o modelo base, após adquiri-lo você ainda pode personalizá-lo em programas específicos como CAD e o Tinkercad. Para iniciantes o mais recomendado é usar o Tinkercad que é gratuito e oferece todos os recursos básicos, sem precisar instalar programas pesados no computador. 

Em programas como o CAD, edições mais profissionais podem ser realizadas, podendo ser criados modelos híbridos, logotipos e até mesmo usar programas como o Blender para criar um novo personagem completamente diferente. Isso vai da personalização que se quer dar ao boneco ou action figure e também da habilidade do operador. 

Impressão

Com o modelo em mãos o próximo passo é a impressão, para isso precisa se pensar na montagem do boneco. Por exemplo, se ele for articulado será necessário dividir a impressão em partes individuais para preservar a articulação. Caso você imprima tudo de uma vez ele não terá articulação nenhuma pois as juntas não conseguem ser fabricadas pela impressão no local. 

Preste atenção nas escalas que serão utilizadas, isso porque mecanismos pequenos podem ser difíceis de serem impressos, por isso é importante escolher uma escala que garanta resultados satisfatórios. 

Após importar os modelos individuais, em diferentes arquivos .STL ou no formato compatível com o modelo da máquina, deve-se definir quais partes irão precisar de suportes e qual a orientação que o modelo deverá ser impresso. 

A dica aqui é utilizar suportes nos modelos que são maiores, os que apresentarem alto nível de detalhamento, orientar a parte com maior quantidade de detalhes verticalmente. Isso porque o eixo Z tem uma precisão bem maior que os outros. 

Por fim, é hora de escolher qual material será utilizado para a impressão. O PLA é o mais usual, porém é mais frágil. De forma que para action figures os materiais mais indicados são PETG, nylon ou PLA Plus. 

Pós-processamento 

Finalizada a impressão, vem a parte de pós-processamento. Essa etapa é importante para transformar o que foi fabricado em algo digno de prateleiras das lojas. 

  1. A primeira parte do pós-processamento é remover os suportes, podendo ser feitos de maneira manual ou com o auxílio de facas artesanais.
  2. Em seguida é preciso ajustar as peças, ou seja, lixar as juntas e conexões para que o encaixe fique o melhor possível. Após encaixado utilize cola de modelagem para a fixação. 
  3. Então vem a parte da pintura, sendo indicado utilizar uma camada de base primer antes de colocar a tinta. 
  4. Por fim, aplica-se verniz para garantir que a tinta não arranhe e para suavizar o modelo, e ele está pronto.

Acessórios

Além da pintura também existe a parte de acessórios que podem ser colocados para caracterização da figura, como roupas, adereços, cabelos, etc. E o melhor é que hoje em dia existe uma vasta gama de opções que podem ser compradas em sites como Ali Express por um preço super acessível.