A caneta 3D é mais uma novidade da tecnologia 3D, e é um ótimo jeito de começar a explorar esse mundo. Além do preço mais acessível, com ela é possível criar desenhos e objetos pequenos em 3D, lembrando uma impressora 3D, porém aqui a impressora é a própria caneta.
Veja a seguir: Esta casa feita com impressão 3dfoi levantada em 24 horas.
O que é uma caneta 3D?
Uma caneta 3D é a junção da caneta comum com a impressora 3D, contudo ao invés de tinta, a caneta 3D utiliza filamentos de plástico. Assim, você consegue desenhar no ar e criar objetos em 3D ao usar a caneta.
Como funciona
Apesar de lembrar uma impressora 3D, a caneta tem um funcionamento e finalidade bem diferente. Porém, não há dificuldade nenhuma em usá-la, afinal diferente da impressora a caneta não exige processos de modelagem, fatiamento e nem é preciso criar um projeto tridimensional. É só usar a criatividade e começar a desenhar.
A caneta é composta por uma tecnologia de aquecimento rápido, em que o calor produzido no bico da caneta é o suficiente para aquecer o filamento de plástico e deixá-lo líquido. Quando o líquido sai da caneta, é possível moldar o plástico em formas tridimensionais antes que ele resfrie e endureça ao entrar em contato com o ar. Assim, ao final você obtém um objeto significativamente resistente.
A maioria das canetas já apresentam diferentes velocidades de extrusão (saída do líquido plástico), de forma a conseguir um controle melhor do líquido e assim moldar mais precisamente o que se quer. E existem modelos que funcionam com eletricidade (ligados a tomada) ou a bateria (modelos sem fio).
Funções da caneta 3D
A funcionalidade da caneta 3D é muito ampla, desde criações a mão livre para quem gosta de desenhar, até peças pequenas e objetos de decoração. Além de brinquedos, joias, protótipos de projetos, maquetes, etc. Outra funcionalidade é a correção de falhas de objetos e peças. Nesse caso pode-se usar a caneta 3D para preencher buracos ou lacunas de algo já criado, como ajuste de detalhes em peças feitas em impressoras 3D. Ou até mesmo objetos da casa, por exemplo: porta objetos, tesouras, objetos decorativos.
E o mais interessante da caneta 3D é que qualquer pessoa pode usá-la, designers, artistas, makers, arquitetos, engenheiros. Seja para o trabalho ou por diversão a caneta 3D te permite criar diversos objetos e desenhos de forma rápida, fácil e prática. A caneta também pode ser usada por crianças acima de 8 anos com os modelos apropriados, e também existem modelos adaptados para deficientes visuais.
Tinta quente ou fria?
De início todas as canetas 3D utilizavam plástico como insumo, fazendo com que a o desenvolvimento ocorresse com tinta quente. Contudo com a popularização e a atenção das crianças, a parte quente que serve para derreter o plástico acabou fazendo com que o produto fosse limitado para adolescentes e adultos.
Em 2015 surgiu então a opção da “cool ink” ou tinta fria, a qual não necessita o derretimento do plástico, de forma que o aquecimento fosse removido. Dessa forma crianças poderiam utilizar as canetas sem problema, e com segurança. Para que seja possível desenhar no ar, essas canetas usam luzes UV para tornar o insumo moldável.
Tipos de Filamentos
Os filamentos usados na caneta 3D são exatamente os mesmos da impressora 3D, sendo que o mais indicado é a PLA. Como a caneta não tem tanta potência quanto a impressora 3D, o melhor é utilizar materiais que exijam temperaturas mais baixas para se liquefazerem. Além do PLA, outros materiais como ABS, PLA Flex, PLA Silk e Nylon também podem ser usados.
Vantagens e Desvantagens
Apesar de nova no mercado, sua popularidade vem crescendo rapidamente e muito se deve aos benefícios que essa tecnologia oferece. Com a caneta 3D é possível criar desenho em 3 dimensões, conhecer mais sobre a impressão em mais dimensões, seu custo é bem acessível, fácil de utilizar, e por fim é um ótimo complemento para impressoras 3D, pois ajudam em finalizações, detalhes e ajustes finos. Outra vantagem é que a caneta 3D funciona em praticamente todos os tipos de superfície.
Os pontos negativos é o tempo necessário para aprender a utilizar essa ferramenta, o que pode levar a um gasto maior com insumos para fazer testes até adquirir a habilidade com a caneta. E a grande maioria dos modelos ainda necessita a utilização de fios para uso da rede elétrica, o que pode limitar os movimentos.
Quanto custa?
O custo é bem menor que uma impressora 3D, e podem variar de R$30 a R$300. Sendo que os valores diferem de acordo com as funcionalidades e o modelo. Quanto mais opções de velocidades e filamento simultâneos maior o preço.
Qual a melhor caneta 3D?
Hoje estão disponíveis diversas marcar de caneta 3D, com diferentes benefícios e vantagens, sendo algumas desenvolvidas por empresas específicas e outras vindas de empresas de tecnologia que começaram a produzir o produto.
A 3Doodler é uma das mais conhecidas no ramo, e apresenta diversos modelos desde modelos para crianças até profissionais. Outra opção é a Multilaser que é bem estabelecida no mercado nacional de tecnologia, e atua com diversos produtos, sendo a caneta 3D um deles. Seus modelos geralmente possuem um valor mais alto quando comparados a outras marcas.
E de acordo com o Guia55, a caneta com melhor custo-benefício de 2021 é a Caneta Pen 3D Printer Drawing. Essa caneta apresenta 3 velocidades, além de permitir o ajuste da temperatura e acompanhar um filamento para teste.
Apesar dos modelos e marcas citados acima, existem diversos outros que oferecem qualidade. Na hora da compra basta ter alguns critérios para ter confiança que o investimento valerá a pena.Na hora de escolher preste atenção na velocidade de impressão e temperatura, nos tipos de filamentos que são compatíveis com a caneta, os materiais que vem junto com o modelo, e a forma de energia (elétrica ou bateria). E claro, qual será a finalidade da caneta 3D, afinal dependendo do que você irá fazer com sua caneta o modelo irá variar.