Tudo o que você precisa saber sobre impressão 3d

  1. Home
  2. »
  3. DICAS DE IMPRESSÃO
  4. »
  5. Tudo o que você precisa saber sobre impressão 3d

A impressão 3D chegou trazendo muitas movidas, e como toda novidade também surge às dúvidas. No post de hoje vamos explicar o que você precisa saber sobre impressão 3D.

Antes que você pense que a impressão 3D é algo que foi criado recentemente, fique sabendo que ela foi criada a mais de 30 anos. Foi inventada por Chuck Hull, um engenheiro físico norte-americano em 1984 e inicialmente utilizava o método de Estereolitografia. Chuck Hull fundou anos depois a primeira empresa produtora de impressoras 3D, a 3D Systems.

Para que serve uma Impressora 3D?

Prototipagem ou mais conhecida como Impressão 3D, pode ser utilizada para inúmeras finalidades. A principal vantagem é a rapidez e o custo que é relativamente mais baixo dos modelos desenvolvidos.
Utilizando diferentes tipos de matérias-primas, mais conhecidos como filamentos chega-se a uma enorme variedade de produtos.

No início, a impressão 3D era uma tecnologia apenas utilizada com o intuito de criar protótipos para testes e homologação, mas hoje já se utiliza para produção em série de inúmeros produtos.

Como funciona a Impressora 3D?

O funcionamento da impressora 3D é relativamente parecido com as impressoras de tinta, onde se utiliza um projeto com as especificações necessárias para que a impressora efetue a produção de acordo com o formato desejado.
Porém, ao invés do depósito da tinta sobre o papel ou outro substrato, a prototipagem 3D é realizada mediante a impressão de várias camadas, uma sobre a outra, o que resulta em um objeto tridimensional. Logo, entender como funciona a impressora 3D não é algo tão complexo assim.

Após o envio das informações à impressora, ela utiliza insumos como resinas plásticas e outros tipos de polímeros que são condensados e cortados para dar o máximo de fidelidade em relação ao projeto.

Existem diversas áreas de atuação para a impressão 3D. Pesquisas na área de saúde estão utilizando técnicas de impressão 3D para fazer próteses, órgãos e tecidos do corpo humano que serão utilizados para melhorar a vida de pacientes. A impressão 3D também pode ser encontrada na arquitetura, engenharia, design, enfim, o que não falta é nichos.

Direitos autorais

A questão dos direitos autorais sobre a propriedade, pelo menos por enquanto, é a mesma que sempre foi, ou seja, não importa se você está imprimindo um modelo novo ou está apenas modelando um já existente. A questão de direitos autorais é um pouco diferente se comparada com músicas e filmes, por exemplo. Isso acontece porque, quando se trata de objetos físicos, a lei possui diversas interpretações.

Geralmente, quando você cria a representação de um objeto simples, como um action figure para colocar na sua mesa de trabalho, por exemplo, seja ele impresso ou não, dificilmente você responderá por quebra de direitos.

Porém, se você começar a fabricar e vender um modelo em miniatura de um objeto semelhante ao que está sendo vendido como “oficial”, por exemplo, você pode vir a enfrentar problemas com a justiça, pois está quebrando algumas patentes.

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o tema, deixe sua mensagem nos comentários e para não perder nenhuma novidade, siga-nos em nossas redes sociais.

Um abraço e até o próximo post!