Movimento makers e iniciativas cidadãs de produção de equipamentos de proteção para hospitais

  1. Home
  2. »
  3. NOTÍCIAS
  4. »
  5. Movimento makers e iniciativas cidadãs de produção de equipamentos de proteção para hospitais

Nas últimas semanas, engenheiros, médicos, makers, designers se juntaram mundo afora na busca por resolver de maneira independente um grande problema no enfrentamento da pandemia de CoronaVirus19: a falta de suprimentos hospitalares. A nossa equipe esta participando nessa iniciativa desde inicio e lidera parte de logística do movimento SOS3Dcovid19. Não vendemos equipamentos produzidos! O objetivo é disponibilizar os protetores faciais para quem mais precisa – emergências, clinicas de referências. Esperamos expandir para todo Brasil.

Desde que a BBC noticiou a ação dos italianos na impressão de válvulas para respiradores usando impressão 3D, diversos grupos cresceram e outros surgiram pela internet com o intuito de promover colaboração e chegar em soluções factíveis. Liderado pelo engenheiro robótico Gui Cavalcanti, fundador do Artisan’s Asylum Makerspace (uma das grandes referências do movimento maker nos EUA), o grupo no Facebook OpenSourceCovid19MedicalSupplies (OSCMS) já reúne mais de 50 mil membros.

Open Source COVID19 Medical Supplies [Facebook Group]: o grupo é aberto e as discussões são em inglês. Para entrar é só clicar no link. Gui, o administrador, responde a quase todas as mensagens, garantindo a qualidade das discussões.

Com uma organização impressionante, o OSCMS promove a conexão de pessoas em diversos países, o compartilhamento de arquivos, de projetos e ideias numa velocidade alucinante. No último dia 20 eles lançaram uma segunda versão de um guia completo que resume os problemas enfrentados, tira as principais dúvidas, lista os itens em discussão/ produção etc. Vale olhar com calma link a link:

OSCMSOpen Source COVID19 Medical Supplies: Our Intent, Needs, and Your Role. Summary of COVID19 Situation & Supply Needs


No Brasil, a engenheira biomédica Thabata Ganga fez um grande chamado no Twitter e gerou uma reação em cadeia, mobilizando diversos grupos pelo país.

Os membros do grupo UFRJ 3D no whatsapp começaram o movimento quanto o professor Yan chamou atenção dos membros – podemos ajudar!  Com o apoio da PUC, UFRJ, Firjan e da Secretaria do Estado, o  grupo dos alunos, professores, empreendedores, gestores, biomédicos, farmacêuticos, médicos, advogados, cientistas, engenheiros iniciaram a produção  de face shields — um equipamento de proteção super importante para os profissionais da saúde e que está em falta em todo o Brasil [e no mundo!]. O foco nestes equipamentos se deu pela sua viabilidade e pela necessidade de priorizar a proteção dos profissionais. Outros equipamentos deverão ser produzidos em breve.

Encontrar os materiais (folhas de acetato, folhas de PETg para a viseira e filamentos de PETG) é o maior gargalo de quase todos os grupos que dialoguei até o momento. Se você tiver contatos de quem pode ajudar, por favor, procure um grupo na sua cidade ou poste em algum dos grupos abaixo para encontrar quem precisa:

Com o nome de SOS3dCovid19, o grupo no Rio de Janeiro desenvolveu um protótipo do modelo liberado em código aberto pela Prusa Printers, uma empresa de impressão 3D da República Tcheca super ativa no movimento de código livre. Na sequência, a Prusa lançou uma segunda versão, que otimiza o uso de materiais e tempo de impressão. O grupo carioca validou a nova versão com o hospital e passou a usar a versão Lite. A Prusa também já lançou a versão 3.

Thiago Palhares, que lidera a produção do SOS3DCovid19 testando um dos modelos de face shields

ARQUIVOS USADOS PELO SOSCOVID19 (iniciativa ligada a PUC Rio e UFRJ) e instruções para quem quiser seguir:

1. Arquivo Lite do Josef Prusa — prusa-remix-v2 (https://www.prusaprinters.org/prints/26077-prusa-medical-face-shield-lite/files). Filamento ABS, PLA ou PETG.

2. Configuração — camada 0,3 para bico 0,4 mm, se tiver bico com diâmetro maior — dá para imprimir com camada 0,6 (a gente usa bicos 0,8). Se você não sabe do que se trata, imprime com qualidade baixa que tem na configuração do fabricante.

3. Filme PetG, espessura 0,5 mm, têm nas lojas de construção (placa 1 por 2 m). A gente corta com laser. Mas é possível cortar manualmente. Alguém usa garrafa de refrigerente de 2 litros. Não testamos.

4. Arquivo para corte a laser — shield final.dxf https://www.prusaprinters.org/prints/25857-prusa-protective-face-shield-rc2/files

Protocolo de desinfecção dos protetores faciais: https://drive.google.com/drive/folders/1ne-F4GO0M4kxLB0SDMxomqo4aeRbUR0K

  • Para dúvidas técnicas, o contato do projeto é o professor do Departamentos de Artes & Design da PUC RIO (DAD PUC Rio) João Victor Azevedo (jvictor@puc-rio.br)

O SOS3DCOVID19 é uma ação cidadã sem fins lucrativos que recebeu doações de pessoas e empresas para a sua execução (no momento, a ferramenta de doação está fora do ar, mas o grupo coletou o suficiente para seguir as produções. Se você quer ajudar esta iniciativa, doações de materiais são aceitas. Contato: sos3dbrasil@gmail.com).

Um ponto importante é que os protótipos estão sendo validados com o Hospital Universitário da UFRJ olhando as recentes normas da ABNT e demais especificações técnicas com bastante cuidado.

Os arquivos originais da Prusa, para quem quiser conferir/ adaptar:

A ação carioca foi destaque na imprensa, vale conferir:

Jornal Nacional: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/03/23/tecnologia-e-solidariedade-se-unem-para-ajudar-profissionais-de-saude-na-pandemia.ghtml
Bom Dia Brasil: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/26/universidades-do-rj-criam-mascaras-para-profissionais-de-saude-com-impressoras-3d.ghtml

Cabe notar que a nova norma (23/03) da ABNT permite que empresas possam fabricar e importar produtos de menor risco e essenciais ao combate ao COVID-19 sem autorizações sanitárias pré-mercado, como Autorização de Funcionamento (AFE) e cadastro. Isso se deu na sequência da publicação no Diário Oficial da União de alterações propostas pela Anvisa, flexibilizando a entrada de equipamentos nos hospitais em caráter de emergência.


Como essa do Rio, existem outras tantas ações dedicadas à produção de face shields em todo o Brasil. Seguem aqui as que mapeei até o momento. Entre em contato com gabi@olabi.co, caso queira incluir uma iniciativa nesta lista.

Grupos produzindo FaceShields no Brasil

(assim como o Prusa, todos os projetos são abertos, permitindo a reprodução)

Brasília

A galera do MeViro, espaço maker dedicado à produção de tecnologias assistivas, criou um arquivo próprio para ser feito na corte a laser.

Arquivo com o qual estão trabalhando: (download na home do site) https://www.meviro.com.br/

Contato: https://www.meviro.com.br/

Outra iniciativa na cidade: BMC (Brasília Maior que Covid-19). Também estão trabalhando apenas com o corte a laser e em cima do arquivo da Prusa.

Como ajudar: eles aceitam doações na conta

O Adail também está produzindo e entregando no SUS e para o pessoal que faz autópsia na polícia civil.

URL do modelo: https://github.com/SpawW/LY_FaceShield

Grupo no telegram: https://t.me/dfmakers

E-mail: the.spaww@gmail.com

Como ajudar: doações de materiais são aceitas

Castro (Paraná)

Barbara Tostes está usando o modelo Adail (baseado no Prusa) disponível abaixo. Ela está trabalhando em diálogo com a Secretaria de Saúde da cidade.

Arquivo que ela está usando: https://www.dropbox.com/sh/dtmmtzgbqdhi0c7/AADPNCneKkb_lSbL7qFN4Hlxa?dl=0

Contato: barbaratostes@gmail.com

Como ajudar: doações de materiais são aceitas

Fortaleza

Movimento do Ceará iniciado pelos integrantes do grupo BPI — Processos, Projetos e Inovação do Project Management Instituto, em parceria com o Senai e Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

Arquivo com o qual estão trabalhando:

Contato: https://movimentorespirabrasil.com.br/

Como ajudar:https://movimentorespirabrasil.formstack.com/forms/contatos

Joinville

Fablab Joinville numa produção intensa e com um processo maravilhosamente bem documentado neste tutorial de como replicar a produção de Face Shields na sua região.

Contato: https://www.fablabjoinville.com.br/

Manaus

A Liga Contra o Covid-19 Manaus está usando os arquivos do Prusa para fazer os face shields em parceria com hospitais locais.

Contato: Carlos Junio — maker@fablabmanaus.com

Como ajudar: o grupo está recebendo doações em https://www.kickante.com.br/campanhas/liga-contra-covid-19-manaus

Niterói

Escola de Engenharia da UFF junto ao FEC e ao Hospital Universitário trabalhando com impressão 3D com arquivo adaptado do Prusa.

Arquivo com o qual estão trabalhando (validado pelo Hospital Universitário da UFF):

Contato: Angelus (21 99158–1007)

Como ajudar: estão em busca de mais impressoras/ gente para imprimir na região e aceitam doação na conta da Fundação Euclides da Cunha (CNPJ 03.438.229/0001–09). Banco do Brasil (agencia 47–67–8 conta corrente 50.023-X)

Olinda

A Casa Criatura, em parceria com o Coletivo 3D e o Global Innovation Gathering estão também trabalhando em cima do modelo do Prusa.

Doações são aceitas na: Conta Poupança: Banco Itaú Agência 5597 Conta Poupança 09881–2 / 500 Edvan Isac Santos Filho CPF 057445534 52

Contato: https://www.instagram.com/casacriatura/

Porto Velho

Estão produzindo artesanalmente a partir de um gabarito em mdf e cortando com ferro de solda ao redor. Modelo validado pelo Hospital das Clínicas — Porto Velho.

Como ajudar: doação de material prima (isopor, liga de elástico, folha de acetato)

Contato: (69) 98159–1919 ou fabriciocarvalhocoe@gmail.com

Rio de Janeiro

SOS3DCorona19 está validando novos protótipos e com uma equipe de produção no Rio.

Arquivos com o quais estão trabalhando (validados pelo Hospital Universitário da UFRJ):

1. Arquivo lite do Josef Prusa — prusa-remix-v2 (https://www.prusaprinters.org/prints/26077-prusa-medical-face-shield-lite/files). Filamento ABS, PLA ou PETG.

2. Config — camada 0,3 para bico 0,4 mm, se tiver bico com diametro maior — dá para imprimir com camada 0,6 (a gente usa bicos 0,8). Se você não sabe do que se trata, imprime com qualidade baixa que tem na config do fabricante.

3. Filme PetG, espressura 0,5 mm, têm nas lojas de construção (placa 1 por 2 m). A gente corta com laser. Mas é possível cortar manualmente. Alguem usa garrafa de refrigerente de 2 litros. Não testamos.

4. Arquivo para corte a laser — shield final.dxf https://www.prusaprinters.org/prints/25857-prusa-protective-face-shield-rc2/files

5. Procedimento para higienização dos shields para os hospitais: https://drive.google.com/drive/folders/1ne-F4GO0M4kxLB0SDMxomqo4aeRbUR0K

Contato: https://sos3dcovid19.com.br/ | sos3dbrasil@gmail.com

Como ajudar: doando materiais (filamento para impressão 3D 1,75mm ABS ou PLA, Chapa de Petg 2mx2mx0,5mm ou 2mx2mx0,7mm, Elástico chato de 20mm, Embalagem plástica — saco PE 25×45 006, caixa de papelão 50x50x34cm). Para se cadastrar e começar a imprimir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNJOXxeC-xNxX-rrt0KO6yGEhxSbTpS3E5xWpqBdVjAIS_cQ/viewform

São Paulo

A sede do Mundo Maker está abrigando o coletivo Makers contra Covid, que está trabalhando em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) para produzir equipamentos para a UTI do hospital.

Arquivo que estão trabalhando: o da Prusa

Contato: https://makerscontracovid.net.br/ (makerscontracovid@gmail.com)

Como ajudar: precisam de doação em dinheiro e de materiais. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/producao-de-300-viseiras-para-protecao-medica

Sergipe

A Cuid4r em diálogo com a Secretaria de Saúde do estado de Sergio e Comitê do Hosital Universitário adaptou o modelo da iniciativa do Rio e tem 64 impressoras rodando.

Arquivos com o quais estão trabalhando (validado pela Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e Hospital Universitário da UFS): https://drive.google.com/drive/folders/1z4mjb6CKFRXiNI9eCASQ5i2Obtd9FGD4

Contato: https://www.facebook.com/stephanieekamarry ou stephaniekamarryas@gmail.com

Como ajudar: estão em busca de doação em dinheiro e em materiais.


Ventiladores Mecânicos

Jurandir Nadal, professor titular do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, fez um chamado nas redes no início desta semana. A discussão se concentra no grupo

COVID-19 Air Brasil — Fast Production of Assisted Ventilation Devices, no qual ele atualizou sobre o andamento do projeto que está sendo desenvolvido na universidade:

Saiba mais sobre esse projeto:

Coronavírus: pesquisadores da Coppe colocam em fase de teste ventilador mecânico que pode ser…

RIO – Pesquisadores da Coppe/UFRJ desenvolveram e esperam testar na próxima semana em paciente um protótipo de…

oglobo.globo.com

Ainda no Rio, uma parceria entre indústria e universidades vai lançar esta semana um projeto de design aberto de ventilador de baixo custo, para que possam ser produzidos como as face shields, por makers de todo o mundo. Pessoas e empresas que queiram colaborar e doar para essa rede podem encaminhar um e-mail para: artdsg-q@puc-rio.br.


Capote, roupa de proteção, máscaras comuns

A Danielle Tereza, em São Paulo, está fabricando roupas de TNT50 para profissionais usarem na UTI em diálogo com o Hospital Santa Marcelina. Ela precisa MUITO de doações do tecido. Contato: (11) 98478–1412

A Michelle Dulce, em NY, disponibilizou esse projeto super completo para a confecção de roupas de super proteção.

Eu quero fazer máscaras! Como posso ajudar? O pessoal do OSCMS disponibilizou um guia sobre produção caseira de máscaras.

E também do OSCMS, uma coletânea de modelos de máscaras rodando pela internet.


Respiradores: no Rio, estão sendo produzidos em uma articulação com agentes da indústria e universidades. Posto mais sobre em breve. Quem souber de iniciativas Brasil afora, me manda.


Máscara N95: foram prototipados modelos na PUC Rio, em uma parceria com a Firjan. Logo mais serão produzidas com ajuda da indústria e de grupos comunitários de costureiras.

Material é baseado no artigo da Gabi Agustini, quem faz parte do grupo SOS3Dcovid19.

Material original foi postado no site https://medium.com/@olabimakerspace